A Prefeitura Itapé emitiu uma nota em resposta a manifestação, realizada na manhã desta segunda-feira (16), por moradores do Entroncamento de Itapé que fechou a BA 120. Confira na íntegra abaixo:

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAPÉ: NOTA DE ESCLARECIMENTO

 

Em atenção à comunidade Itapeense, em virtude do protesto realizado nesta manhã de segunda-feira (16) no distrito do Entroncamento, a Prefeitura Municipal de Itapé, através do prefeito Naeliton Rosa Pinto, vem publicamente esclarecer:

O governo municipal tem realizado todos os esforços para atender as demandas da população, com obras de melhorias, serviços essenciais, mantendo às contas rigorosamente em dia e incessantes buscas por recursos e investimentos junto ao governo do estado para realizar demais avanços que – há anos – tem sido reivindicado pela população.

Com relação ao distrito do Entroncamento, além das várias ações que já beneficiaram a comunidade local – a exemplo da disponibilidade de um médico fixo na unidade de saúde, recuperação de ruas, serviços básicos disponibilizando uma equipe de limpeza para atividades diárias, unidade itinerante do CRAS para atender às famílias em vulnerabilidade, parceria pública-privada com instalação de uma fábrica que tem gerado dezenas de empregos, dentre várias outras – a Prefeitura segue aguardando, para o primeiro semestre deste ano, verbas reivindicadas ao estado, para promover obras de pavimentação e esgotamento que também vai beneficiar vários outros bairros de Itapé.

Outras conquistas recentes destacamos também a recuperação do trecho Entroncamento – Itapé, serviços adquiridos com o apoio de deputados e que em breve será revitalizada por completo. Já nas próximas semanas, vamos inaugurar mais uma fábrica, a segunda, que também vai gerar ainda mais empregos para os moradores.

Ainda no Entroncamento, com relação ao médico, que por decisão pessoal resolveu deixar a unidade Evangelino dos Santos, importante esclarecer que o Ministério da Saúde, nestes casos, disponibiliza outro profissional no prazo máximo de até 3 meses, mas a Prefeitura tem realizado esforços para antecipar a contratação para dar sequência aos atendimentos.

Importante ressaltar também que, para que Itapé receba recursos federais e emendas que vão possibilitar a realizar de todas as obras que vão beneficiar o Entroncamento, Estiva e em todos os bairros da cidade, a gestão tem realizado um grande trabalho de pagamento de antigas dívidas acumuladas, a exemplo do parcelamento junto ao INSS, prestações de contas e etc., com a finalidade conseguir a certidão negativa de débito, e com isso, limpar o nome de Itapé junto ao CAUC – Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias do Tesouro Nacional. 

Em apenas pouco mais de um ano de governo, é impossível acabar com todos os problemas, que há muitos anos, são reivindicados pela comunidade, principalmente considerando às oscilações dos repasses federais e por falta de recursos próprios, captados através de cobranças de IPTU, comum em todos os municípios. Mas que todos os esforços continuarão sendo realizados para atender a população.

Para finalizar, o prefeito destaca que nesta terça-feira (17) em viagem a Salvador, estará solicitando, mais uma vez, a liberação imediata dos recursos para dar sequencias às obras, reforço policial da segurança pública do estado para atender todos os distritos e seguirá lutando dia-a-dia para que até o fim de seu governo, realize todos os projetos que por fim vai levar mais qualidade de vida a todos Itapeenses.

Itapé, 16 de abril de 2018

Prefeitura Municipal de Itapé